Resistências coleiras para canhão de extrusora
As resistências elétricas tipo coleiras para canhão de extrusora são resistências com formato circular projetadas para abraçar a medida exata do canhão a ser aquecido. O trabalho de aquecimento deste produto se dá por contato justo com a massa a ser aquecida, e para que haja transferência eficiente de calor para um aquecimento eficaz, a resistência tipo coleira deve abraçar e apertar de forma justa o canhão que deve aquecer.
Solicitando Orçamento: o que é necessário informar sobre a resistência para canhão de extrusora?
- 1) IDENTIFICAR SE A RESISTÊNCIA É DE MICA OU CERÂMICA:
Primeiramente é necessário identificar se a resistência é fabricada com isolação em mica ou com pastilhas de cerâmica. Na resistência de mica, as espessuras costumam não ultrapassar 4mm, e geralmente a superfície externa é fabricada totalmente em inox, o diâmetro interno e externo. Na resistência de cerâmica, as espessuras costumam ser de aproximadamente 12mm, e a parte que enxergamos instalada no cilindro é de inox, e na parte de dentro que fica em contato com o cilindro é possível identificar pastilhas de cerâmica, ou também pode ser revestida em inox, dependendo do fabricante da resistência.
Observação: Caso tenha dificuldades em identificar se a resistência é de mica ou cerâmica ver as páginas e fotos específicas de cada produto abaixo:
Resist - Resistências Elétricas - Resistências - Resistência Coleira de Mica RCM
Resist - Resistências Elétricas - Resistências - Resistência Coleira de Cerâmica RCC
- 2) DIÂMETRO A SER ABRAÇADO:
Em segundo lugar é necessário identificar o diâmetro em milímetros (mm) a ser abraçado, ou seja, o diâmetro do canhão ou cilindro do equipamento. O cliente deve informar o diâmetro exato, sem descontar aberturas das coleiras, pois este cálculo é feito pelo nosso departamento de projetos e a resistência é fabricada para abraçar exatamente o diâmetro informado pelo cliente.
- 3) LARGURA A SER ABRAÇADA:
Em terceiro, informar a largura ou comprimento a ser abraçado em milímetros (mm).
- 4) POTÊNCIA (W, watts):
Informar a potência (W) utilizada na resistência do canhão da extrusora, ou a potência desejável. Nosso time de vendas receberá a solicitação e informará a potência máxima indicada para a área útil solicitada, caso não seja possível fabricar dentro de garantia na potência solicitada. Também indicaremos alguns tipos de resistências mais qualificadas para atuação em potências mais altas, se este for o caso.
- 5) TENSÃO (V, volts):
Tensão (V) utilizada nas resistências do canhão da extrusora. Exemplo: 230V, 380V, 440V, etc. Se tiver tensões de 380V ou 440V informar também quantos terminais de ligação devem ter a resistência, se 2, 3, 4 ou 6 terminais. Caso tenha dúvidas ideal enviar foto da resistência para o nosso time de vendas identificar os detalhes.
- 6) COMO SERÁ A LIGAÇÃO DA RESISTÊNCIA:
Após as informações acima, informar o sistema de ligação de preferência. Exemplo: terminais parafuso, cabo (informar quantos metros), sindal tipo borne cerâmico, copo plug para conexão com tomada, etc. Informar também se resistência deve ser cotada com caixa de ligação para proteção dos terminais. Caso tenha dúvidas ou se for algo mais complexo, ideal enviar foto da resistência para o nosso time de vendas identificar os detalhes.
- 7) INFORMAR SE A RESISTÊNCIA PRECISA TER FUROS OU RASGOS:
Informar se resistência precisa ser fabricada com furos ou rasgos especiais. Estas informações são importantes durante o orçamento pois estes detalhes alteram preços de venda. Quando for informar furos, informar quantidade de furos e seus respectivos diâmetros ou medidas em milímetros (mm) e posicionamento dos mesmos na resistência.
Caso seja apenas 1 furo para termopar, informar diâmetro e posicionamento do mesmo na resistência. E caso necessite de rosca acoplada ao furo para usar com adaptador para baioneta de termopar, informar a rosca que devemos considerar. Exemplo: 1/4' bsp, 3/8' bsp, M12, etc.
Caso tenha dúvidas ou se for algo complexo, ideal enviar foto da resistência para nosso time de vendas identificar os detalhes.
- 8) COMO SERÁ O APERTO DA RESISTÊNCIA:
Por último, costumamos fabricar nossas resistências com fechos e parafusos allen ou fenda. Em peças mais simples podemos considerar orelhas de fechamento, que é um fechamento mais simples por abas e parafusos, ou cintas soltas. Caso tenha preferência em algum destes, favor informar quando solicitar o orçamento.
- 9) INFORMAÇÕES ESPECIAIS, SE HOUVER:
Por fim, é sempre interessante informar também caso tenha alguma preferência ou observação especial nos itens que for cotar. Em canhões de extrusora é muito comum que as resistências coleiras necessitem de entradas para ventilação, conforme foto abaixo. Nesses casos é importante informar para que nosso time de vendas possa considerar esse tipo de necessidade específica no orçamento. Em alguns casos também, existem clientes que precisam de potências especiais para atender o processo de aquecimento do equipamento, ou espaço limitado para o encaixe de resistência. Sempre que houver alguma observação especial é importante informar para que nosso time de vendas e projetos considerem os detalhes especiais e possam orientar a fabricação e controle de qualidade sobre a necessidade do cliente.
- 10) DESENHO OU FOTOS, SE HOUVER:
Caso tenha desenhos ou fotos das resistências elétricas, é importante enviar, pois com a ilustração do produto, nosso time de vendas, projetos e fábrica buscará copiar aquilo que o cliente já usa, evitando quaisquer divergências que possam existir entre o que o cliente solicita e o que o cliente realmente tem aplicado em máquina.
Categoria: Artigo
Publicado em: 12/01/2023