O que são resistências fundidas em alumínio?
Resistências fundidas em alumínio são resistências muito utilizadas em equipamentos transformadores de resinas plásticas, principalmente em canhões e cabeçotes de extrusão e sopro.
A resistência fundida em alumínio é constituída por elemento resistivo do tipo tubular, cuja estrutura é blindada, acoplada a um corpo de alumínio moldado. A resistência tubular, quando é blindada e fundida ao corpo de alumínio, se transforma em uma resistência totalmente blindada, robusta e resistente, suportando vazamentos de resinas e choques ou pequenas colisões com outros corpos ou materiais.
Além disso, seu corpo de alumínio proporciona alta durabilidade e excelente condutividade térmica, trazendo perfeita transferência de calor e alta eficiência e produtividade ao processo, bem como excelente uniformidade térmica no aquecimento do equipamento.
Processos de produção das resistências fundidas em alumínio:
1) Elaboração de projeto: A partir das necessidades de dimensões e potências (W) informadas pelo cliente, o departamento de projetos inicia o trabalho de dimensionar:
- O comprimento e formato da resistência tubular que será fabricada para ser fundida ao corpo de alumínio, atendendo as necessidades de potência e disseminação da resistência pelo corpo, a fim de entregar toda a área de aquecimento com eficiência;
- O molde que será fabricado para entregar as necessidades de medidas sob encomenda;
2) Produção do elemento resistivo do tipo tubular: Fabricação de uma resistência tubular de aço inoxidável, de acordo com dimensões, potência e tensão pré-estabelecidas em projeto.
3) Fundição do Corpo de Alumínio: O elemento resistivo é introduzido no molde adquirido, e o metal derretido, neste caso o alumínio, é derramado no molde por canais específicos. Depois desta etapa o alumínio inicia o processo de resfriamento e solidificação dentro do molde, incorporando e embutindo totalmente a tubular no corpo de alumínio.
4) Usinagem: Após a solidificação do alumínio, a resistência segue para ser usinada em tornos de usinagem, com o objetivo de finalizar e dar acabamento à resistência nas dimensões e particularidades requisitadas em projeto.
5) Montagem de acessórios: Com a resistência fundida em alumínio acabada, os acessórios solicitados em projeto são montados e incluídos no produto, tais como capa de inox, caixa de proteção para os terminais de ligação, cabos solicitados, entre outros acessórios.
Benefícios e vantagens em adquirir resistências fundidas em alumínio:
- Comportam potências muito mais altas em watts por centímetro quadrado (w/cm²), se comparadas as resistências elétricas de mica e cerâmica, destinadas a mesma finalidade;
- Imune à vazamentos de resinas, choques e pequenas colisões com outros corpos ou materiais, proporcionando longevidade e vida útil longa ao produto;
- Altíssima capacidade de conduzir e transferir calor com excelência ao equipamento, levando maior produtividade ao processo e reduzindo a necessidade de paradas de máquina e manutenções;
Todos esses benefícios descritos levam a resistência fundida em alumínio a um nível muito acima em eficiência e qualidade no aquecimento em resistências elétricas.
Diferenças entre resistências fundidas em alumínio e resistências de cerâmica e mica
As resistências fundidas em alumínio apresentam uma série de aspectos superiores às resistências mais comuns e mais simples, que são construídas com isolação em papel de mica e em canaletas de cerâmica. As principais diferenças são:
- Maior durabilidade: Por ter um corpo de alumínio totalmente blindado e ser mais robusta e resistente, a durabilidade tende a ser muito superior nas fundidas em alumínio, por suportar vazamentos de resinas, e por suportar pequenas colisões.
- Condutividade térmica superior: A excelente transferência de calor do corpo de alumínio para o equipamento torna as fundidas em alumínio mais eficiente durante o processo de aquecimento, levando maior produtividade ao equipamento;
- Potências (W) maiores: As resistências fundidas em alumínio comportam maiores potências por centímetro quadrado de forma segura, do ponto de vista da troca de calor e refrigeração simultânea.
Custo X Benefício:
Invariavelmente as resistências fundidas em alumínio são mais custosas se comparadas as outras resistências mencionadas. Isto se deve a todo o processo de produção a qual ela é submetida, que é um processo custoso, considerando que é necessário encomendar um molde especificamente para cada medida e modelo, além de ser necessário exercer uma parceria com uma fundição que tem o know-how e os meios para efetuar o processo de fundição, além de todos as outras etapas produtivas que também levam outros custos ao produto.
No entanto, apesar de ser um produto custoso, os benefícios tendem a ser compatíveis, principalmente para quem busca por maiores potências, resistência imune a vazamentos, maior produtividade do equipamento, e para quem procura também diminuir a troca de resistências e paradas de máquina para manutenções.
Veja fotos de alguns itens produzidos pela Resist em nossa página Resist - Resistências Elétricas - Resistências - Resistência Fundida em Alumínio
Categoria: Artigo
Publicado em: 28/02/2025