O que é uma resistência elétrica coleira de cerâmica?

 

1)      O que é uma resistência elétrica?

 

Uma resistência elétrica, explicando de forma simples e didática, é um componente elétrico que gera calor quando existe a passagem de corrente elétrica por ela.

 

2)      Como funciona o processo de gerar calor de uma resistência elétrica?

 

Quando os terminais de ligação são conectados na rede elétrica surge uma diferença de tensão, ou seja, uma diferença de potencial (ddp), entre um terminal e outro da resistência.

Nesse momento a tensão vai precisar fazer um percurso, como se fosse uma viagem, de um ponto para outro da resistência. Esse percurso é o filamento de resistência, que é uma das partes que formam qualquer resistência elétrica. Quando a tensão (V) faz essa viagem ao longo do filamento resistivo ela encontra uma característica física presente em todo material, que é chamada de resistividade.

A resistividade é medida em ohms por metro (Ω x m), e ela vai dizer o quanto um determinado material resiste a passagem da corrente elétrica, ou quanta dificuldade a corrente vai encontrar para atravessar o condutor elétrico. Quando a tensão (V) viaja pelo condutor, ela encontra esse obstáculo, que é a dificuldade de atravessar o condutor. Quando falamos em aquecimento, estamos aproveitando essa circunstância física para atender nossa necessidade, que é a geração de calor.        

Podemos definir essa viagem como corrente elétrica e a resistividade é o que fornece a resistência para a passagem dessa corrente, e o calor é gerado no encontro da corrente elétrica com a resistência fornecida pelo material.

 

Concluindo:

O condutor elétrico possui uma resistência elétrica (carga ôhmica Ω) que deriva de uma característica específica do material em questão (a resistividade - Ω x m). Quando esse condutor é conectado na rede elétrica (submetido a uma tensão - V) começa a circular nele uma corrente elétrica (A). Essa corrente, percorrendo o condutor, encontra a resistência elétrica, e quando isso acontece temos o fenômeno físico de aquecimento.

 

O que é uma resistência elétrica coleira de cerâmica (RCC) ?

A resistência coleira de cerâmica é uma resistência elétrica, que foi criada inicialmente para suprir a necessidade de aquecer áreas cilíndricas e planas (no formato de placas) de equipamentos transformadores de resinas plásticas. Esse aquecimento é desempenhado por condução, ou seja, por contato. Esse contato entre a resistência e a massa a ser aquecida deve ser justo, para que haja transferência de calor eficiente. A partir do momento em que a resistência coleira de cerâmica é ligada, ela começa o trabalho de gerar calor, como detalhado acima, e enquanto esse calor é gerado, ele é transferido para a massa que está em contato com a resistência.         

O termo cerâmica é representado pelas canaletas de cerâmica, que é um isolante térmico industrializado, utilizado na fabricação das coleiras de cerâmica para isolar os filamentos de resistência. As canaletas de cerâmica, também conhecidas como pastilhas de cerâmica, agilizam a produção de coleiras, já que é um material fácil de manusear e traz praticidade à produção e estocagem, além de trazer os benefícios a seguir para a resistência elétrica:

 

1)      Alta condutividade térmica, ou seja, alta capacidade de transferir calor para a outra massa por meio de contato;

2)      Alto nível de isolamento térmico. As canaletas de cerâmica trazem isolamento térmico muito eficaz, garantindo que o calor gerado pela resistência elétrica seja direcionado para o processo de transformação de plástico pelo contato com o canhão ou cilindro de injetora, minimizando as perdas de calor para o ambiente.

 

A resistência coleira de cerâmica é um componente comum na indústria elétrica devido à sua alta resistência elétrica e capacidade de suportar altas temperaturas. Além disso, a coleira de cerâmica é muito estável, o que significa que sua resistência elétrica não muda com o tempo ou com variações na temperatura. Isto é importante para garantir que o circuito funcione de forma consistente e precisa.

 

Outro benefício da resistência coleira de cerâmica é a praticidade no manuseio, tornando-a fácil de manipular e instalar em diferentes dispositivos e circuitos elétricos, além de ser leve para o operador de máquina, se comparada a outros tipos de resistências. Todos estes aspectos juntos tornam a coleira de cerâmica ideal para uma ampla gama de aplicações elétricas, incluindo dispositivos de alta potência e ambientes industriais.

 

Saiba mais em:

Resist - Resistências Elétricas - Resistências - Resistência Coleira de Cerâmica RCC

Resist - Resistências Elétricas - Resistências - Resistência Placa de Cerâmica RPC

 

Resistência elétrica coleira de cerâmica para injetoras, sopradoras e extrusoras   Resistências elétricas coleiras de cerâmica

 

Resistência coleira cerâmica para canhão Pavan ZanettiResistência elétrica plana em L cerâmica para cabeçote de extrusora e sopradora

 

 

 


 Ivhana Dias  Funcionários  Mensagem


Categoria: Artigo

Publicado em:

Mensagem:

icone-whatsapp 1
by Redbit
Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.